domingo, 28 de março de 2010

Eósforos

Eos e a criação de seus filhos Hésperos e Eósforos, Stanisław Wyspiański, Museu Nacional de Varsóvia

Na Mitologia Grega Eósforo (Do antigo grego: Ηωσφόρος Eosphoros) ou Fósforo (Do antigo grego: Φωσφόρος Phosphorus), a Estrela d’Alva ou Estrela da Manhã, é filho de Eos, deusa da aurora, e irmão de Hésperos (Do antigo grego: Ἓσπερος Hesperus), a Estrela Vésper. Sendo como o seu equivalente aos romanos Lúcifer (Do latim: Lucis, Lux= “Luz”; Ferres= “Portar”,”Levar”). Eósforo ou Fósforo na Septuaginta grega e Lúcifer na Vulgata latina de Jerônimo foram usados para traduzir o hebraico Heilel (significa “Vênus” ou “brilhante”), Ben-Shachar (significa “Filho da Alvorada" ou “Filho da Manhã”) na versão hebraica de Isaías 14:12.

Mito

Heósforo ou Fósforo, a "Estrela d’Alva", é o deus menor da luz e da manhã na mitologia grega, que é representado como um cavaleiro armado alçando uma tocha de fogo. É citado como filho de Astreu e Eos[3], outras versões (Segundo Higino) é filho de Céfalo e Eos[4], ou até de Atlas[5].

Eósforo, assim como seu irmão Hésperos, é tido como sendo pai de Ceix, por Quione[6], e Dedalion. Outras fontes o citam como pai de Héspera, que junto de Atlas se tornou a mãe das Hesperides.

Variação de Nomes

Eósforo/Fósforo é constantemente confundido com seu irmão Héspero, pois ambos representavam o Planeta Vênus respectivamente em seus estados matutino e vespertino. Mais tarde os gregos perceberam que Vênus se tratava de um mesmo corpo celeste, passando a identificá-lo com a deusa do amor, Afrodite, divindade esta que equivalia a mesma divindade que o representava para os babilônios, ou seja, Ishtar.

Com o advento do Cristianismo, Heósforo foi identificado com Lúcifer, o anjo caido portador da luz, que segundo a Bíblia, devido a sua grande vaidade, quis ser superior a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário