quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sátiros

Imagem de um cálice descrevendo um sátiro com uma cauda e pênis ereto, Eufrônio, 510500 a.C., Atenas

Sátiros (em grego, ΣάτυροιSátyroi), na mitologia helênica, eram entidades naturais metade humanas e metade com corpo de bodes.

Segundo a mitologia greco-romana, o Fauno é um deus romano cultuado no monte Palatino, sendo o deus protetor dos pastores e rebanhos, porém com o tempo acabou por perder tal caráter divino e passou a ser tido como divindade do campo, que protegia as culturas de trigo e cuidava dos rebanhos. Normalmente eram-lhes consagrados o pinho e a oliveira e apesar de serem divinos, não eram imortais.

Mosaico de um sátiro, encontrada em uma vila em Genazzano. Período antonino 138-192 d.C

Sátiros na cultura popular

  • No jogo Mortal Kombat: Armageddon, Motaro e toda sua raça de Centauros foram atingidos por uma antiga maldição Shokan, que os reduziu a sátiros bípedes (muito embora eles sejam referidos oficialmente como minotauros ao invés de sátiros verdadeiros).
  • O jogo DOOM e sua sequência Doom II: Hell on Earth apresentam como personagens inimigos duas criaturas demoníacas chamadas Cavaleiro do Inferno (Hell Knight) e Barão do Inferno (Hell Baron), ambos são sátiros musculosos cujas mãos envoltas em ectoplasma verde atiram poderosas bolas de energia ou retalham outros seres com suas garras enormes.
  • A série de jogos Diablo exibe sátiros (sob o nome de Goatmen - "Homens-Bode") como poderosos inimigos mano-a-mano, retratados como aberrações infernais que misturam características humanas com bode, possivelmente inspirados na figura mítica de Baphomet.
  • No jogo God of War, os sátiros aparecem como criaturas demoníacas muito velozes, canibais (comedores de carne humana) híbridos de humano com bode, que carregam uma lança que pode ser partida ao meio para transformar-se em duas espadas gêmeas.
  • Na Saga Percy Jackson e os Olimpianos o personagem Grover é um sátiro, que tenta encontrar o divindade Pan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário